Blog

Como saber se o meu Border Collie é puro??

Como saber se o meu Border Collie é puro??


Não é raro receber fotos no Instagram, Whatsapp,

Facebook e etc de um cão e o seu Humano querendo

saber se o cão é “puro”.


Vamos lá! Primeiro já vou dizendo que vou direto ao ponto! Se você está com essa dúvida, talvez seu cão não tenha vindo de um bom criador! O que isso significa? Que ele não merece seu amor e carinho? Não, muito pelo contrário, se é border collie, se é puro ou não, eu tenho certeza que uma coisa ele é: CACHORRO! Então isso já é o suficiente para ele ser merecedor do nosso eterno e sincero RESPEITO! 

Mas, como não sou de enrolar, vamos à resposta para a pergunta que deu início a esse texto!


Então, primeira pergunta:


Seu cachorro tem Pedigree??

Se a resposta for SIM, grande chance de ser, mas não necessariamente! Infelizmente existem criadores inescrupulosos que entregam pedigree para cães mestiços! Mas isso fica de assunto para outro post!

Se a resposta for NÃO. Tecnicamente não é considerado um cão de raça pura, pois a única coisa que comprova um cão de raça pura, é a documentação! Mas, mas, mas! A gente sabe que no mundo as coisas todas não funcionam dessa maneira! Então, pode ser que você tenha um Border Collie Puro na sua casa, mesmo sem ter pedigree.

“Mas Camila!! Porque você tá desdenhando do meu cachorro que eu amo tanto??” Então! Desde quando dizer que não é de raça pura é desdenhar?? Isso é coisa da sua cabeça! Talvez seja você que precisa que o cão tenha algo de especial para gostar mais dele?? Doeu na alma essa né? Mas é bem por aí mesmo!


Aí eu rebato a pergunta: porque você quer saber isso? Se quer saber para entender melhor do comportamento, das características, ok, mas aí você vai aprendendo com o seu cachorro, veja as necessidades dele, porque antes do cachorro ter uma raça, ele tem uma espécie, a CANINA! E isso é o que realmente importa, as particularidades da raça serão detalhes na formação do cão.

Agora, se você quer saber isso porque quer que o seu cão "dê uma namoradinha", aí tá 200% errado! Se você não sabe da origem, da genética, dos cuidados anteriores, seu cão não deve ser um reprodutor!


Se você quer ter um cão de raça pura, procure o melhor criador que encontrar, conheça os pais, avalie os pedigrees, busque campeões de preferência.


Outros pontos importantes:

1 – Tamanho: qual o tamanho do Border Collie? 

Border Collies típicos medem cerca de 53cm de altura, essa altura é medida na cernelha (local do ombro do cão, entre o pescoço e as costas). Mas existem variações, e não é porque o seu cão mede 45cm que deixa de ser um border collie. Mas via de regra, esse é o tamanho médio. Especialmente de 53cm para menos! Border Collies exageradamente grandes não são interessantes, já que provavelmente há mestiçagem. Considerando peso na balança, via de regra vai de 16 a 20kg para fêmeas e 18 a 25kg para machos.

2 – Característica de pelagem: como é a pelagem do Border Collie?

Tecnicamente existem vários tipo de pelagem de border collie, até o pêlo encaracolado, mas convenhamos que é muito pouco comum né? O mais provável de encontrar é o de pelagem curta ou moderadamente longa. Os de pelagem curta não tem pelagem tão baixa como um dálmata ou pinscher. Tem uma pelagem que não faz juba ou franjas, mas tem um pouco de volume e comprimento. Os de pelagem moderadamente longa possuem pelo e sub pelo. A variação de volume, qualidade, comprimento exuberância da pelagem está mais relacionada com o fator genético. Cães proveniente de linhagens de exposição tendem a ter melhor qualidade de pelagem.


3 – Cor da pelagem: quais as cores do Border Collie?

O border collie mais comum é o preto e branco, mas ele pode ser marrom, azul, isabela (lilás), amarelo, sable, merle e até mesmo tigrado. O branco não deve ser predominante, mas o fato de um cão ser predominantemente branco não afirma que ele não é um border collie, e sim, que está com uma característica fora do padrão. A predominância branca não é desejada na raça e não deve ser incentivada.

4 – Orelhas: Como são as orelhas do Border Collie

Elas podem ser em pé, semi-eretas, caídas ou uma de cada jeito! Essa característica não te ajuda muito a entender se o seu cão é um border collie!

5 – Comprimento do focinho: como é a cabeça do Border Collie?

Border Collies são cães pastores, então possuem um focinho mais afilado, porém, a proporção deve ser harmônica! Um bom border collie tem o crânio mais largo, deixando a cabeça com uma aparência de um cão alerta. 

6 – Temperamento: como se comporta um border collie?

Uma das características mais marcantes do border collie é o seu temperamento. Um cão sempre muito interessado em fazer algo, de preferência para agradar seu dono. Reservado, porém não medroso ou excessivamente tímido. Sempre pronto para trabalhar, mas equilibrado, que consegue relaxar quando não tem o que fazer. 


Mas como garantir que terei um border collie puro?

Se você quer ter um cão de raça pura, procure o melhor criador que encontrar, conheça os pais, avalie os pedigrees, busque campeões de preferência.


E lembre-se sempre! Isso é importante na hora de COMPRAR um cachorro! Mas na hora de AMAR e CUIDAR do cachorro que já está na sua casa, tanto faz a raça, o papel o pedigree! Um indivíduo merece ser amado e respeitado, seja ele feio, bonito, o que quer que seja!


Mas tudo isso que a gente fala, diz respeito a fazer a nossa parte na busca de uma cultura cinfófila melhor! Quanto mais, nós, vocês, os humanos que querem ter cães, cuidar e exigir que os seus filhotes venham de bons lugares, menos maus tratos e falta de ética!


Isso vale para todas as raças!


Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.